Conselheiro Virtual - Dc. Edilson
Cuidado com os chavões

Disse Jesus: "Examinai as Escrituras, porque penseis ter nelas a vida eterna. So estas mesmas Escrituras que testificam de mim," (BLH Joao 5:39).

HOME

O PROPÓSITO DESTE SITE | Curso Básico sobre Aconselhamento Cristão | Curso de Hebraico | Frases, Conselhos e Pensamentos | Divulgações | Coselhos para casais | Como ler e compreender a Bíblia? | Sermões Bíblicos | Mensagens | Cuidado com os chavões | Dez Mandamentos para Líderes e Membros | 20 Dicas para Pregadores | Qual o seu tipo de cristão? | Piadas Cristãs ! | Conselheiro e @migos (Fotos e Fatos) | AGRADECIMENTOS


eye2.gif

CUIDADO COM OS CHAVOES

Todos os seguimentos da sociedade possuem os seus chaves, (expresses usadas com freqncia e repetidas mecanicamente). No meio evanglico, existem chaves para testemunhos, para oraes e pregaes. A pergunta se tais expresses possuem respaldo bblico, ou so apenas mais um meio autorizado de incutir idias errneas na mente dos cristos, visto que so empregadas por pregadores e cantores. Infelizmente, muitos lideres no tem primado pelo ensino genuno das Escrituras, permitindo a proliferao de falsos conceitos entre os crentes desavisados. Tendo em vista que a Bblia aconselha o cristo a submeter tudo o que ouve ao crivo da Palavra (At. 17:10, 11 ; 1 Ts. 5:21), o objetivo deste artigo analisar a luz do texto sagrado, alguns dos mais conhecidos chaves evanglicos.

A QUEM PERTENCE GLORIA ?

"Anjos, arcanjos e querubins esto neste lugar". Usado pelos animadores de auditrio, este chavo reflete a m aplicao da Bblia. Tal expresso, s vezes, tem provocado maior entusiasmo do que a afirmao: Deus esta neste lugar. Ora, a pessoa principal do culto Jesus, no os anjos. A Bblia diz que h alegria na presena de Deus (Sl. 16:1) e no na dos anjos, alem disso, se Miguel o nico anjo chamado de o arcanjo, na palavra de Deus (Jd. 9;Dn. 10:21), como poderia haver arcanjos no meio da igreja?

"Deus vai operar agora, pois o seu nome J". Inegavelmente, o Senhor opera milagres durante o culto.No obstante, as Escrituras no o apresentam com nome j, no sentido de que a sua operao sempre imediata. Tal chavo tem origem no Sl 68:4, ...o seu nome J..., texto cujo real significado ignorado pela maioria dos pregadores. O nome de Deus J (com duas letras maisculas) e no J. J abreviatura de JAVEH, nome pessoal de Deus oriundo do tetragrama hebraico YHVH, traduzido para Senhor ou Jeov. Na traduo espanhola de Casiodoro de Reina, o Sl. 68:4 diz: ...JAH es su nombre... Se Deus fosse J (agora), a palavra seria Ya. Na King James Version, traduo inglesa, empregou-se a mesma palavra:...his name JAH... e no At once ou Now (J, em ingls). O equivocado chavo em questo demonstra como, na interpretao bblica, pequenos detalhes so importantes.

HERESIA E FALSA MODESTIA.

"Aps a orao, o po ser transformado no corpo de Jesus". Alguns irmos tm usado essa expresso ou outra semelhante para afirmar que o po da ceia, aps a orao, transforma-se ou transubstncia-se no corpo de Jesus. Essa idia completamente hertica, pois Jesus disse: Tomai, comei; isto o meu corpo... fazei isto em memria de mim I Co. 11:24. Em outras palavras, quando o crente leva o po (po mesmo) boca, ele deve se lembrar do corpo de Cristo, ferido no Glgota. Portanto, Examine-se pois o homem a si mesmo e assim coma deste po... I Co. 11:28.

"Eu no sou pregador,mas vou falar algumas palavras". De acordo com Marcos 16:15 todos os cristos, de alguma forma, so pregadores: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. claro que h irmos que receberam um dom especial de Deus para pregar, tal como o apostolo Paulo (I Tm 2:7;II Tm. 1:11). Entretanto, nunca se deve usar o chavo em apreo, pois exprime insegurana e despreparo. Neste caso, o cristo deve atentar para a recomendao do apostolo Pedro: ...estais sempre preparados... I Pe. 3:15.

"Eu no tenho nada para oferecer, mas Deus tem". Os pregadores que usam essa expresso pretendem mostrar que todas as bnos vm de Deus. E isso verdade (Tg, 1:17). Mas, na pregao,Deus s pode usar quem tem alguma coisa, ...Porque da abundancia do seu corao fala a boca, Lucas 6:45. O pregador que se preza sempre tem algo da parte de Deus para oferecer, como Pedro, que usou o que tinha para levantar um coxo de nascena : ...o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus o Nazareno levanta-te e anda, Atos 3:6.

" motivo de grande alegria estar neste lugar". De acordo com o Salmista Davi, o Templo um lugar de alegria: Alegrei-me quando me disseram:vamos casa do Senhor, Sl 122:1. O chavo em questo, portanto, no esta errado. Contudo, o seu uso, s vezes, parece ser mecnico. H irmos que o citam e, logo em seguida, comea a lamentar, relatando problemas ao auditrio. necessrio ter cuidado para no dizer palavras mecanicamente sem uma reflexo sobre elas.
Alguns pregadores cometem erro semelhante ao pronunciar "glrias a Deus e aleluias" fora do contexto .Certo pregador ao discorrer, sobre os sinais da vinda de Jesus, disse: Milhares de pessoas morreram neste sculo, vtimas de terremotos! Aleluias! Glrias a Deus!. importante esclarecer que as palavras de glorificao no so para preencher espaos, to pouco para ser usadas extemporaneamente. As expresses de valor devem ser empregadas quando, de fato,se fala algo relacionado operao de Deus.

CANTORES

"A minha voz no esta boa, mas eu vou cantar para Jesus". Ora o Senhor digno de receber o melhor. Cantai um cntico novo; tocai bem e com jubilo, (SI. 33:3). Se a voz no esta boa, deve-se cantar em outra oportunidade. Se o instrumento esta desafinado, deve-se primeiro afin-lo. Se o corao est triste, no se deve cantar, mas, sim, orar (Tg. 5:13). O cntico de louvor a Deus precisa ser encarado com muita seriedade, reverncia, e sobre tudo, com o corao preparado (Sl. 57:7).

"Eu vou cantar um hino, peo que os irmos fiquem em esprito de orao". Qual seria o real significado dessa expresso? Biblicamente, o Esprito Santo o Esprito de orao (Zc. 12:10), que ...intercede por ns com gemidos inexprimveis, (Rm. 8:26). Como no existe outro esprito de orao, pergunta-se : Quando algum canta um hino, deve-se ficar em Esprito Santo? na realidade, o que deseja que os irmos fiquem em atitude de orao. Por conseguinte, deve-se dizer: Os irmos permaneam orando em esprito.

FUTILIDADES

"Eu no sei por que estou dizendo isto". H pregadores que costumam usar esse chavo no instante em que falam algo alem do tinham preparado. Mas, se o pregador recebeu, no momento da exposio, uma palavra especfica do Esprito Santo, ele, na verdade, sabe porque est transmitindo tal mensagem aos ouvintes. A expresso correta seria: eu sei porque estou dizendo isso, pois, se o pregador no souber porque est dizendo algo, melhor no dizer.


"Sado os irmos com a paz do Senhor e aos amigos com uma boa noite de salvao". Por que somente os irmos merecem ser saudados com a paz do Senhor? Jesus no ensinou um tipo de saudao diferente para cada grupo de pessoas: ...em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa. E, se ali houver algum filho da paz, repousar sobre ele a vossa paz... (Lc.10:5,6). No culto a saudao diferenciada pode fazer o visitante se sentir inferior aos demais. E isso no bom, pois o ouvinte da palavra deve receber um tratamento especial por parte dos crentes. Nesse caso, sugere-se que a saudao seja igual para todos : Sado a todos com a paz do Senhor.

Fonte: "Mensageiro da Paz - CPAD"

Lm.3:4 "Esquadrinhemos os nossos caminhos, experimentemo-los, e voltemos ao Senhor".
2 Co.13:5 "Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé;provai-vos a vós mesmos. Ou nãosabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? se não é que já estais reprovados (Gl.6:4).