Conselheiro Virtual - Dc. Edilson
Sermões Bíblicos

"O Espírito do Senhor Deus está sobre mim,porque o Senhor me ungiu para pregar as boas-novas aos pobres. Enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e abertura de prisão aos presos," (Isaías 61:1).

HOME

O PROPÓSITO DESTE SITE | Curso Básico sobre Aconselhamento Cristão | Curso de Hebraico | Frases, Conselhos e Pensamentos | Divulgações | Coselhos para casais | Como ler e compreender a Bíblia? | Sermões Bíblicos | Mensagens | Cuidado com os chavões | Dez Mandamentos para Líderes e Membros | 20 Dicas para Pregadores | Qual o seu tipo de cristão? | Piadas Cristãs ! | Conselheiro e @migos (Fotos e Fatos) | AGRADECIMENTOS

OS PROBLEMAS NUNCA DESAPARECEM!
1 Reis 17-24

Venha para Jesus e viverá { feliz } para sempre!". Ou então: "Venha para Jesus e todos os seus problemas serão resolvidos!." A vida para Elias em Gileade era relativamente tranqüila. Não experimentava problemas tão sérios até se tornar um servo de Deus. Até mesmo na casa da viúva a vida em si, não era de todo mal - olhando para o mar Mediterrâneo, morando no andar de cima da casa daquela viúva pobre e tendo alimento diário.

A VIÚVA

Das três declarações da viúva, duas foram queixas. Elias deve ter se lembrado das declarações de Salomão em Pv.21:9,19: "Melhor é morar no canto do eirado do que junto com a mulher rixosa (queixosa) na mesma casa." "Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa (queixosa) e iracunda."

Muitas vezes as pessoas queixosas conseguem com que as pessoas felizes se tornem frustradas.

SEMPRE O MESMO MILAGRE!

Entendendo a nossa natureza humana como é, até um milagre diário pode tornar-se algo comum quando repetido todo dia. Há o exemplo dos israelitas no deserto, quando eram alimentados milagrosamente com o maná; logo ficaram insatisfeitos por não terem outro alimento em seus pratos. (Nm.11:4-6)

A mulher de Jó (Jó 2:9): "Amaldiçoa a Deus e morre..." Jó não entendendo o enigma declarou: "Eu sei que o meu Redentor vive..."

Observar a declaração da viúva em 1 Re. 17:12. Ela usa o pronome "TEU" e não "meu". Ela sabia da intimidade de Elias com Deus, mas não participava da mesma intimidade.

A CURA DA QUEIXA

Há três conceitos que podem nos ajudar a superar as queixas:

Adquirir o conhecimento de que Deus é grande.
Adquirir o conhecimento de que Deus é bom.
Falar diretamente a Deus as coisas que não conseguimos entender.
A queixa crônica sempre encontra motivos de insatisfação. É fato que os problemas não desaparecem. Existem coisas que não conseguimos entender. O tempo de Deus nem sempre está de acordo com o nosso calendário.

UMA VIÚVA SOZINHA (17:17)

A viúva ficou desesperada. A morte de seu filho significava para ela uma vida condenada à solidão. Quem iria cuidar dela em sua velhice? Perdera o significado da vida: QUAL O PROPÓSITO DA VIDA, ENTÃO? Desastre? Decepção constante?

Quando uma pessoa se encontra nesse tipo de fardo, geralmente ela transparece sua tristeza e ira contra outras pessoas. Foi o que aconteceu com a viúva em relação a Elias. POR QUE? Porque a lógica pode dar lugar ao desespero. Ela poderia ter pedido para Elias orar, mas antes o condenou como sendo a causa de todo o desastre. Portanto, Elias, Deus, parentes, seus pecados e seu passado tornam-se culpados.

QUE O SENHOR ESTÁ FAZENDO?

A viúva sabia do porque seu filho havia morrido, mas ela estava estava errada. Elias não afirmou entender a razão de tudo aquilo. O MELHOR É CONHECER A DEUS DO QUE TODOS OS PROQUES DA VIDA!

Na verdade aquela tragédia não aconteceu por causa de alguma coisa na vida da viúva, mas para que Elias entendesse algo de Deus na sua vida. Certa vez em Jo.9:2 trouxeram um cego de nascença até Jesus e lhe perguntaram, se aquela cegueira era resultado de algum pecado de seus pais. Jesus respondeu que ele nascera assim para a manifestação da Glória de Deus. Muitos criam, como muitos hoje crêem, que o sofrimento é resultado direto do pecado, mas isso não é totalmente a verdade.

Os cristãos que esperam uma vida de conto de fadas após terem se encontrado com Cristo, terão sérios problemas em se adaptarem a essa nova vida. Mesmo Rm.8:28, parece não fazer sentido quando as lutas surgem. Este versículo nos leva ao caminho de que não devemos ficar querendo todos os porquês da vida, mas confiar em Deus. Ele está sempre realizando algo! Jonas ficou tão obcecado em entender do porque Deus queria salvar aquele povo de Nínive que tentou fugir para a Espanha.

OS MÉTODOS DE DEUS

Deus queria ensinar a Elias o que Ele pode fazer por meio de quem ora. Elias já havia sido alimentado por corvos, considerados imundos de acordo com a Lei de Moisés. Agora se deita três vezes sobre um cadáver, contrariando novamente a Lei de Moisés!

Além do mais, Elias pergunta a Deus por que tudo aquilo estava acontecendo na vida daquela viúva. Na verdade Elias não possuía nenhum método mágico para resolver aquela situação. Ele não possuía nenhum modelo para copiar - tinha que ser ele mesmo e confiar em Deus, que Este responderia à sua oração.

MILAGRES

Imaginemos a mãe chorando, cobrindo a cabeça com areia e Elias descendo com o menino vivo! (v.23) Notemos a declaração da mulher. (v.24) Agora ela reconhecia de que a palavra que saia da boca de Elias era verdadeira. Nós temos credos, templos, etc..., mas onde está o nosso Deus Vivo? A mulher reconheceu não apenas de que Deus era a Fonte da Vida, mas também a Fonte da Verdade.

Todos nós temos coisas em nossas vidas que estão mortas e nós morremos quando essas coisas morreram! Mas Jesus é a ressurreição e a vida!

REFGIO
Sl.9:9; 97:10-12; 119:114

Conta a historia que ah mais de 50 anos, num dia de Janeiro noite, os habitantes de uma cidade chamada Sleswick estava sob a ameaa de uma grande terror. Soldados do exrcito inimigo estavam marchando em direo quela cidade para destru-la. Aqueles soldados eram homens sem nenhum respeito pelas vidas humanas, e principalmente pelas mulheres. A conduta deles era pior do que animais selvagens. Um grupo de pessoas estavam lendo a Bblia e oferecendo seu servio a Deus, quando souberam que os soldados estavam chegando sua cidade. Correram e entraram em uma casa para se esconder daqueles homens sem respeito e imorais. Enquanto estavam ali escondidos, uma senhora lhes disse que cantassem um hino bem baixinho. Aps esse hino ela passou a clamar a Deus que levantasse um muro de proteo ao redor daquela casa. Seu neto lhe disse que aquilo que ela pedia era impossvel, pois ouvia-se os gritos das pessoas sendo arrancadas de suas casas, sendo mortas na rua, casas incendiadas e as mulheres estupradas frente de todos.

Enquanto se ouvia aqueles sons horrveis, ningum lhes bateu porta. Na manh seguinte entenderam a razo. Naquela noite de Janeiro estava nevando, e uma montanha de neve, como um enorme muro rodeava aquela casa. Na verdade todos compreenderam de que havia acontecido um milagre da parte do bom Deus a favor daqueles que O buscaram.

O Propsito de Um Refgio

Um refgio um lugar de proteo e nutrio. um lugar para se recuperar as foras da ltima misso e se preparar para a prxima.

Algumas vezes, sabemos que estamos num campo de batalha. Essa batalha se trava em nossas mentes e fora dela. Na verdade temos que lutar contra ns mesmos e contra seres espirituais diablicos, que procuram influenciar nossas mentes para que deixemos a presena de Deus.

No vos sobreveio tentao que no fosse humana; mas Deus fiel e no permitir que sejais tentados alm das vossas foras; pelo contrrio, juntamente com a tentao, vos prover livramento, de sorte que a possais suportar. (1 Corntios 10:13)


A AMARGURA SÓ TORNA AS COISAS PIORES
Números 11:1-3

A amargura é um estado interior de infelicidade, que se externa por meio palavras queixosas, às quais chamamos de murmuração ou lamentação. Essas palavras levam as pessoas ao fracasso total, como a um profundo estado de depressão. A pessoa passa viver uma vida de descontentamento. Reclamar é um sinal de incredulidade. Mas existe um lado positivo na reclamação, e é quando estamos numa situação e não concordamos com ela e lutamos para superá-la, com a ajuda de Deus e da Sua Palavra.

No texto em que estamos meditando a reclamação era contra Deus. O povo reclamava das circunstâncias, esquecendo-se do que o Senhor já havia feito por eles. Se esqueceram que estavam ali pela vontade de Deus, recusando-se a confiar na sua provisão e na sua proteção. Essa atitude do povo não agradou ao Senhor.

RECLAMAR É SINAL DE INCREDULIDADE

Embora as circunstâncias negativas possam causar descontentamento, reclamara contra
Deus é sempre um sinal de incredulidade.
No cristianismo temos que partir do pensamento de Jesus é o Senhor de nossas vidas e de todas as circunstâncias, e pela fé confiamos Nele e na sua proteção.
Quando reclamamos contra o Senhor, na verdade estamos acusando-O por tudo de mal que está acontecendo a nós. Veja o que Moisés declarou ao povo certa vez: Prosseguiu Moisés: Será isso quando o SENHOR, à tarde, vos der carne para comer e, pela manhã, pão que vos farte, porquanto o SENHOR ouviu as vossas murmurações, com que vos queixais contra ele; pois quem somos nós? As vossas murmurações não são contra nós, e sim contra o SENHOR. (Êxodo 16:8 RA)
O Salmista também declarou: Também desprezaram a terra aprazível e não deram crédito à sua palavra; antes, murmuraram em suas tendas e não acudiram à voz do SENHOR. Então, lhes jurou, de mão erguida, que os havia de arrasar no deserto; (Salmos 106:24-26 RA) Repare que esse tipo de reclamação era contra Deus, e o intento era provocar abatimento; portanto, era um ato extremamente negativo de incredulidade.
Paulo declara aos romanos que todas as coisas cooperam para o nosso bem. (Rm.8:28) Se de fato cremos que o Senhor está no controle de todas as situações, iremos criar o hábito de dar graças. Isto não significa que deixaremos de orar e pedir. Primeiro damos graças pela situação em que o Senhor nos permite passar, e então, oraremos para agirmos em cooperação com Ele para sobrepujar aquela situação, pois ela redundará em crescimento e bênção para nós, como exaltação para Ele!
Haverá situações quando o inferno se levantará para destruir a nossa fé. Não devemos ficar reclamando no começo, mas louvando a Deus não permitiremos que Satanás nos prenda no desânimo; então, iremos resisti-lo com mais força e ele fugirá. Veja o que Paulo diz: Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. (1 Tessalonicenses 5:18)
A ação de graças é o oposto da reclamação e amargura, assim como a fé é o oposto da incredulidade. Em tudo daí graças pois esta é a vontade de Deus (1 Ts.5:18)
O salmista declarou: Oferece a Deus sacrifício de ações de graças e cumpre os teus votos para com o Altíssimo; invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás. (Salmos 50:14-15 RA)
A RECLAMÇÃO DÁ LUGAR PARA O DIABO OU O ACUSADOR.

1. Paulo pede que os cristãos façam todas as coisas sem reclamar.

O OTIMISMO E A F - Lucas 13:10-13

OTIMISMO: Doutrina filosfica que ensina que tudo ocorre da melhor maneira possvel. O otimista gera uma atitude geral ativa e confiante. Voltaire consagrou seu romance "Candide" ao otimismo.
Este conceito gerador de vrias linhas de comportamento positivo, teologia da prosperidade, etc. Na Bblia, o otimismo no uma teologia, um instrumento de desenvolvimento da f.

INTRODUO: H muita gente vivendo como esta mulher: uma vida pessimista. Gente que s olha
para o cho, gente encurvada, por carga de anos. A Bblia diz que se tratava de uma obra maligna
na vida daquela mulher. Talvez seja uma obra maligna que o leva a viver sem otimismo. Vejamos algumas estratgias malignas:

1. MATERIALISMO
S olha para as coisas terrenas, para aquilo que se v, que se pode apalpar. Para vencer o materialismo com otimismo necessrio transcender as coisas deste mundo. Crer na realidade espiritual.
Maria, a sua irm, sentou-se aos ps do Senhor e ficou ouvindo o que ele ensinava.
(Lucas 10:39 BLH)
2. NEGATIVISMO
S olham para o p. Gente que tem a viso mais rasteira possvel. Nada d certo para ele, no existem boas perspectivas, no existem sonhos.
A LEI DE MURPHY: o po sempre cai com a parte da manteiga virada para baixo; se voc tem uma chance em 1 milho de que algo d errado, com certeza isso vai acontecer.
3. OPRESSO DO PECADO
O pecado e a culpa fazem as pessoas andarem cabisbaixas, envergonhadas ou na defensiva todo o tempo. Quando nos arrependemos e entendemos o perdo de Deus, passamos a ter uma atitude otimista em relao a ns mesmos e ao nosso futuro.
Exemplo: Pedro, aps ter negado a Jesus. (Mateus 26:69-75)

CONCLUSO: Se algum est vivendo como aquela mulher, algo deve ser feito:
Ouvir a voz de Jesus. Jesus chamou a mulher e o chama tambm.
Tomar uma atitude. A mulher endireitou-se, lutou o acondicionamento de 18 anos. Veja o que esta fazendo voc andar curvado e endireite-se diante do Senhor.
Dar glria a Deus. O louvor a base para uma vida de otimismo e vitria.

Jesus Te Ama!

VOCÊ CRÊ QUE DEUS SE IMPORTA?

Será que o meu Pai está Vendo o que estou enfrentando - e será que Ele se importa com isto? Esta é outra pergunta simples - contudo acho que ela não tem sido respondida com honestidade pela maioria dos cristãos.

Deus está perguntando: "Você crê realmente que Eu esteja vendo exatamente o que você está agüentando neste instante?" Talvez enquanto ouve esta mensagem, você esteja passando por algo que requer que Ele aja em seu favor. A natureza íntima de seu problema requer uma resposta.

CREIAMOS QUE DEUS É NOSSO PAI

Você acredita que Deus esteja acompanhando todos os seus movimentos, como um pai faz com o seu filho pequeno?
Você sabe em seu coração que Ele está interpretando todos os seus pensamentos?
Você crê que Ele está agindo - que Ele esteja recolhendo uma por uma das lágrimas, ouvindo cada um de seus suspiros, que esteja lhe rondando como Pai amoroso e prestativo?
COMO A BÍBLIA O DESCREVE?

"Os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor...Clamam os justos, e o Senhor os escuta e os livra de todas as suas tribulações" (Salmo 34:15,17).
"Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele..." (2 Crônicas 16:9).
"Lançando sobre ele toda a sua ansiedade porque ele tem cuidado de vós" (I Ped. 5:7).
DEUS ESTÁ CIENTE DE NOSSAS DORES

O SENHOR PROVERÁ!
Lc.18:1-7; Fp.4:19

Existe algo que devemos pensar e questionar: Como vemos a Deus? Vemos o Senhor como Alguém vivo - que verdadeiramente ouve e responde as orações? Ou como Alguém que não enxerga e nem ouve, mais parecido a ídolos feitos ou esculpidos em madeira ou pedra? Ou será que verdadeiramente confiamos nEle para ouvir e responder as nossas orações, como um Pai vivo e cuidadoso?

Diante de tantas lutas que enfrentamos surge uma outra questão: "DEUS ABANDONA A QUEM ELE ESCOLHE?" Pois dizemos que tudo está errado, nada dá certo, etc...

Mas Deus nos diz: "Vocês são meus filhos e Eu sou o seu Pai. E mesmo assim vocês duvidam de Mim? Em suas mentes vocês Me acusam de os abandonar, de não ouvir seus clamores sinceros?" Na verdade todos nós temos medo de dizer aos outros que Deus nos abandonou, antes dizemos: "Estou orando...Ele está falando comigo...Ele está me fortalecendo..."; e por aí vai! No fundo mesmo, não temos nada, não confiamos nEle e tudo o que dizemos são meros chavões da linguagem evangélica, para que não percebam alguma fraqueza dentro de nossas almas. Dentro de nós permanecem as dúvidas, as interrogações sobre o Seu amor por nós, se Ele pode cuidar de nossas vidas realmente! O pior, é que lá no fundo sentimos que Ele está ausente dos nossos dilemas!

Chegamos à reunião, cantamos, oramos, mas tudo parece em vão, pois no fundo não cremos no que deveríamos crer! Não estamos confiando inteiramente no Deus de nossas vidas. O Espírito Santo que tratar esse assunto conosco. Deus não nos abandonou nas diferentes áreas de nossas vidas. Com a ajuda do Seu Espírito e de Sua bendita Palavra podemos retomar o caminho de uma fé viva e acelerar as bênçãos do Senhor sobre nossas vidas.

NOSSAS RESPOSTAS ESTÃO EM DEUS

Paulo mencionou que Ele suprirá todas as nossas necessidades em Cristo Jesus. O Senhor Jesus é o canal pelo Qual Deus supre as nossas necessidades. Não existe outra pessoa, outro lugar ou filosofia de vida, que pode nos dar respostas "vivas" para os caminhos de nossas vidas.
Jesus usou o exemplo de uma viúva na parábola do juiz iníquo. O juiz era um homem poderoso na cidade, e não precisava atender àquela mulher. Se não atendesse nada aconteceria com ele. Na verdade continuaria sendo um homem respeitado e forte. O fato de não atendê-la não abalaria sua carreira ou a sua vida.
Deus não precisa atender às minhas necessidades para ser Deus! Ele é Deus e pronto!
Ele criou os céus e a terra e de tudo Ele é o Senhor!
Ele tem o céu, os seus anjos que O servem e que reconhecem o Seu poder supremo e absoluto. Se ele não atender às minhas orações, Ele continuará sendo o Deus Todo-Poderoso e nada abalará a sua Pessoa no lugar onde Ele habita!
Há uma diferença entre o juiz iníquo da parábola e o Senhor nosso Deus. Deus é nosso Pai. Ele nos gerou. Ele fez uma "aliança" conosco, e como Pai quer nos proteger, ajudar e suprir nossas necessidades. O juiz da parábola não tinha nada a ver com a viúva, e ainda por cima era "iníquo". O nosso Deus não é iníquo, mas é reto em suas obras e cumpridor de suas promessas! ANTES DE SEU UM JUIZ, DEUS É O NOSSO PAI! Jesus nos ensinou a orar dizendo: "Pai nosso..."
O juiz por fim se cansa de ouvir os clamores da mulher e resolve ajudá-la, só para "livrar-se do importúnio". Deus tem prazer em nos ajudar, desde que andemos em seus caminhos como filhos obedientes. "E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus cada uma de vossas necessidades" (Fp. 4:19).
A figura de viúva na parábola expressa também algumas coisas:
Foi perseverante no seu pedido. Significa a oração insistente e sem desanimar.
Sabia que o juiz iníquo era a única pessoa que poderia ajudá-la ninguém mais.
Ela não saiu de sua posição. Não foi procurar outra coisa ou outra pessoa.
Mostra para nós, em termos espirituais que Deus tem tudo o que precisamos e não necessitamos de artifícios (água benzida, bala ungida, óleo de Jerusalém, etc...), pessoas (líderes carismáticos...), filosofias (religiões pagãs...) e etc..
NOSSO DEUS É FONTE DE TUDO DE QUE PRECISAMOS

Precisamos cultivar essa verdade em nosso interior e aí jamais correríamos para outras fontes vazias de vida em vão. O nosso Deus é um Juiz Santo e Justo, que tem prazer que a Sua Palavra se cumpra na vida de seus filhos.
Na verdade nós é somos o grande problema não cremos!
Durante 40 anos o Senhor tentou convencer a seus filhos no deserto de que eles jamais passariam qualquer necessidade no deserto. "Pois o Senhor, teu Deus, te abençoou em toda a obra das tuas mãos; ele sabe que andas por este grande deserto; estes quarenta anos o Senhor, teu Deus, esteve contigo; cousa nenhuma te faltou" (Dt. 2:7). Deus estava dizendo: "Comigo não há escassez e nem racionamento. Disponho de tudo que vocês possam algum dia vir a necessitar" . E ainda disse mais: "Porque o Senhor, teu Deus, te faz entrar numa boa terra...terra em que... nada te faltará ...Comerás, e te fartarás..." (8:7-10).
A nossa terra prometida hoje é Cristo. Se estamos nEle a promessa é nossa! No Velho Testamento eles tinham diante de seus olhos os milagres de Deus. Viam e não criam. Hoje temos os mesmos milagres dentro de nós. Temos uma visão e um convencimento interior do poder de Deus dados pelo Espírito, e também não cremos!
Nós temos a tendência de nos desviar da fé. Esse foi o problema de Israel e esse é também o nosso problema. Precisamos com a ajuda do Espírito e de Sua Palavra quebrar essa tendência e firmar nossos passos nEle. Não somos um povo de alternativas é Deus por meio de Cristo e ponto final!
Temos de nos convencer disto. Aí está a nossa vitória! Muitos problemas estão sem solução porque no fundo não cremos. Não confiamos. Não queremos seguir Seus princípios de vida.
Você diz: "Deus nunca vai me atender, pois sou tão pecador..." Deixa disto! Ele tem a provisão para o perdão. Sempre que Israel se voltava para o Seu Deus, Ele os abençoava e o mesmo pode acontecer conosco neste lugar. Aqui não lugar para alimentar a incredulidade e sim a fé! As escrituras dizem que devemos estar "olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus..." (Heb. 12:2). Essa deve ser a nossa decisão hoje.
Caso você não creia nisto - caso não esteja convencido de que o Senhor dispõe de tudo que você necessita - então você O está acusando de ser um Pai incapaz! Está dizendo que Ele não tem o direito de criar um filho. Você O está acusando de possuir todo o poder e a autoridade para lhe cuidar - e de esconder isso de você! Não importa qual seja o seu problema, não importa qual a confusão em que esteja - se você simplesmente esperar humildemente em Jesus, Ele irá falar. Lhe dará toda a sabedoria e o conhecimento suficientes para enfrentar a sua adversidade. Ele sempre criou uma saída para aqueles que confiam inteiramente nEle. E Ele fará isto por você!
Se Deus guiou mais de três milhões de pessoas para fora do Egito, suprindo as necessidades desse povo dia a dia, será que Ele não capaz de nos guiar e de suprir nossas necessidades diariamente?

leitura.gif

Você acredita que Deus esteja absoluta e inteiramente ciente de cada um de seus pensamentos, tristezas, dores, provações, dificuldades financeiras, problemas familiares - e que Ele deseja que você supere tudo isto?
O salmista nos diz, "Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem" (Salmo 103:13).
O termo "compadecer" em hebraico aqui significa "afagar, abraçar, amar, se apiedar". As escrituras estão dizendo que o Senhor abraça em Seus braços aqueles que O temem!
Deus coloca os braços em torno de você, acaricia o seu rosto, lhe prende junto ao peito. Ele diz: "Conheço todos os seus pensamentos, as suas preocupações, e todas as batalhas que você precisa enfrentar. E Eu estou atento!"
Davi disse: "Senhor, tu...me conheces. Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes os meus pensamentos. Cercas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos. Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces. Tu me cercaste em volta...E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles! Se as contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo ainda estou contigo" (Salmo 139:1-5; 17-18).
Davi está dizendo: "Deus sabe tudo de mim. Ele enxerga todos os meus movimentos, e até os meus pensamentos. Para todo lado que eu vá, lá Ele está!"
Pense nisto. Não importa o que você esteja enfrentando, não importa o como esteja sentindo-se, o Senhor está vendo tudo! Ele experimenta todas as sensações de suas enfermidades. Conhece todos os seus movimentos - tudo que você diz e faz.
Muitos cristãos atravessam a vida achando que Deus está zangado com eles. Acham que jamais conseguirão satisfazê-lO. Como estão errados! Davi não era um homem perfeito, e mesmo assim era capaz de dizer: "Quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! E como é grande a soma deles Se os contasse, excede os grãos de areia: contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim." ( Sl.139:17,18)
E ainda assim, o tempo todo Ele tem pensamentos preciosos a respeito de você! Ele diz: "Os pensamentos que tenho quanto a você são tão poderosos e numerosos, que são mais do que a areia no mar!"
Querido santo, Deus não está zangado com você neste momento. Não - Ele está pensando coisas preciosas, carinhosas e amorosas sobre você. Ele sabe do jeito que você está sentindo-se - e está interessado nisto!
Ele está dizendo: "Sim, você está enfrentando um sofrimento tremendo - você está sendo tentado e agitado. Mas você é Meu filho e nunca permitirei que o inimigo lhe pegue em uma armadilha. Vou lhe tirar disto!"
O QUE FAREMOS?

Devemos confiar nossas vidas a Deus por meio de Jesus seu Filho, sabendo que Ele está nos guardando e nos guiando em qualquer situação. Davi disse: "Tu me cercas por trás e por diante, e sobre mim pões a tua mão." (Sl.139:4)
"Se eu digo: As trevas com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa." (Sl.139:11,12)
Oferecer nossos pensamentos ao Senhor para que Ele os coloque debaixo de Seu critério.
A. "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração: prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno." (Sl.139:23,24)