Make your own free website on Tripod.com
TECNICAS DE ACONSELHAMENTO.

Bem vindos ao curso sobre Aconselhamento Cristão - Parte 4

Podemos resumir algumas das técnicas mais utilizadas básicas numa situação de ajuda, são elas:
1- ATENÇÃO: o conselheiro deve tentar conceder atenção integral ao aconselhado, isto é feito mediante:
Contatos de olhos olhar sem arregalar os olhos, como em meio de transmitir enteresse e compreensão.
Postura Que deve ser relaxada e não tensa.
Gestos naturais Não deve ser excessivos para não provocar distração.
Obs: O Conselheiro deve ter cuidado com algumas distrações intimas que impedem de oferecer uma atenção integral, como fadiga, impaciência, preocupação com outros assuntos, devaneios e inquietação.

2- OUVIR: é fundamental no aconselhamento que o conselheiro saiba ouvir as mágoas, problemas e desabafos do aconselhado. Os conselheiros que ouve pouco e fala muito pode dar bons conselhos, mas estes são raramente ouvidos e terão ainda menor probabilidade de serem seguidos. Saber ouvir é a mesma coisa que lhe dizer: Eu me interesso.

3- RESPONDER: Não se deve pensar que o conselheiro apenas ouve, a sua ajuda também se caracteriza pela a ação de respostas verbais especificas. Dentro destas abordagens o conselheiro deve saber conversar, por exemplo: Você pode dar-me mais detalhes? O que você está querendo dizer com...; perguntar com habilidade deve evitar perguntas cuja resposta seja sim ou não, como aquelas que começam com: Você ama sua mulher?, deve-se dizer: Fale-me sobre o seu casamento.

4- ENSINAR: O conselheiro é um educador, ensinando através da instrução e orientando o aconselhado à medida que ele (a) aprenda a enfrentar os problemas da vida.

DE OLHO!