Make your own free website on Tripod.com
Exercícios

Bem-vindos ao curso sobre Aconselhamento Cristão - Exercícios

Numa coluna (em um caderno) liste os hábitos abandonados e na outra os atos adquiridos:

DESABITUAÇÃO/ REABITAÇÃO
_________________________ _______________________
_________________________ _______________________
_________________________ _______________________
_________________________ _______________________
_________________________ _______________________

Obs: A identificação de hábitos pecaminosos, desde principio do tratamento, pode aclarar o trabalho que precisa ser feito, mantendo todo os trilhos certos.

TAREFAS CASEIRAS DO ACONSELHAMENTO:

As tarefas de casa capacitam a entenderem seu aprendizado para além das seções de aconselhamento e permite de ver e fazer além de ouvir.
O conselheiro e o aconselhado concordam a respeito de tarefas que podem ser realizadas nos intervalos nas seções de aconselhamento. Essas tarefas ajudam o aconselhado a manter-se cônscio dos alvos do aconselhamento, obter informações adicional (mediante a leitura e ouvindo fitas), desenvolver e praticar novas habilidades, eliminar o comportamento prejudicial, testar o que foi aprendido no aconselhamento, e experimentar novas maneiras de pensar e agir. As tarefas caseiras podem ser de vários tipos, como fazer um elogio todos os dias, obster-se de criticas, ler um capitulo da Bíblia por dia, dedicar tempo a um parente que considerem importantes, fazer uma lista dos próprios valores e propriedades.

Outros tipos de tarefas caseiras tem sido usada no aconselhamento:
1- TESTES - inclui questionários para completar centenas de trabalhos, escritos (como uma breve biografia, fazer uma lista dos alvos na vida, fazer uma lista daquilo do que gosta e não gosta, por exemplo: sobre o emprego) etc.
2- TAREFAS COMPORTAMENTAIS Encorajam o aconselhado a modificar suas atitudes leves, mas importantes entre as sessões de aconselhamento, (por exemplo: dizer obrigado, fazer elogios periódicos, não se queixar de certo habito aborrecido do conjugue [se casado (a)], chegar ao trabalho na hora certa, ler a bíblia diariamente durante 10 minutos, etc).

CASOS PARA MEDITAR:
1- O que você faz com essa informação?
A filha de um líder da igreja revela que estar grávida e pretende abortar.
2- Como membro da Igreja você revela isto ou fica calado?
Uma pessoa candidata a ocupar um cargo na liderança da igreja, revela que é um homossexual ativo.

Obs: O conselheiro tem obrigação em manter em silêncio as informações confidenciais a não ser que haja riscos para o bem-estar do aconselhado ou da outra pessoa. Em tais condições o aconselhado deve ser orientado no sentir de transmitir esta informação diretamente as pessoas envolvidas, (Policia, Pastor, os pais, etc) com regra geral. A informação não deve ser divulgada pelo conselheiro sem o conhecimento do aconselhado. Além disso, o conselheiro deve abster-se de administrar ou interpretar os testes. Dos conselhos médicos ou legais, oferecer quaisquer serviços para os quais não estar treinado nem qualificado. Em toda decisão moral o conselheiro procura de modo a dar honra a Deus, manter-se conforme o ensino bíblico e respeitar o bem estar dos outros.
Em caso de decisões dificieis o conselheiro pode descutir a situação com um ou dos conselheiros cristãos ou especialistas preservando a identidade do aconselhado.

Dc. Edilson Cavalcante Pereira "O Conselheiro"

Obs: Tentarei atualizar este site regularmente, portanto visite-me com freqüência.

Leitura

"Em caso de decisões dificieis o conselheiro pode descutir a situação com um ou dos conselheiros cristãos ou especialistas preservando a identidade do aconselhado".